Ex-magnata das criptomoedas vai passar 25 anos na cadeia

por Cristina Santos - RTP
Reuters

Uma pena de prisão, revelada esta quinta-feira por um tribunal em Manhattan, porque Sam Bankman-Fried defraudou, em 7,4 mil milhões de euros, os clientes da plataforma de câmbio de criptomoedas (FTX).

A acusação pedia 40 a 50 anos de cadeia, enquanto a defesa de Sam Bankman-Fried tinha pedido seis anos e meio. Ele foi considerado culpado de sete crimes (fraude, desvio de fundos e lavagem de dinheiro) que levaram ao colapso da plataforma de criptomoedas.

Com 32 anos, Sam Bankman-Fried pediu desculpas aos clientes da FTX e também aos colegas da plataforma.
No entanto, esta quinta-feira, antes de proferir a sentença, o juiz afirmou que Sam Bankman-Fried “sabia o que estava a fazer e sabia que era crime”, e apesar de pedir desculpas “não há, nessas palavras, um pingo de remorso” pelo que fez.

Algumas vítimas do colapso da FTX testemunharam perante o juiz, esta quinta-feira, e houve também outras que escreveram os seus testemunhos.

Num desses depoimentos enviado ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos, citado pela CNBC, a vítima escreve que perdeu quatro milhões de dólares. Um valor que tinha poupado ao longo de 30 anos.

“Toda a minha vida ficou destruída. Tenho duas crianças pequenas, uma nascida logo após o colapso. Para além do dinheiro, perdi o desejo de continuar a viver”.
pub